Observações:
1- As respostas a seguir são aqueles apontadas como corretas segundo a tutoria da disciplina em estudo, relativa ao curso de Teologia EaD da Cruzeiro do Sul, na oportunidade em que foram apresentadas. As listas abaixo correspondem, respectivamente, a cada uma das atividades de sistematização (AS) propostas. 2- Caso identifique, de forma convicta, alguma resposta diferente do gabarito apresentado, por favor, deixe um comentário ao final das listas.

Lista 01          
01- Qual das alternativas abaixo NÃO apresenta um traço claramente antropomórfico do Deus inscrito nos primeiros capítulos do Gênesis? 
a. Deus traz à luz humanos que possuem sua própria imagem e semelhança.
b. Deus, irado, se arrepende de ter criado os homens.
c. Deus caminha pelo jardim do Éden e procura Adão sem saber que ele havia provado do fruto proibido.
d. Deus, de uma matéria-prima, preexistente e trabalhando apenas com o poder de suas palavras, cria o universo como o conhecemos em apenas seis dias.
e. O narrador declara Deus cansado após ter trabalhado seis dias consecutivos. Por isso Deus santifica o sábado em que finalmente descansa. 
Resposta: D

02- Como, na Unidade 1, o autor João Leonel, apoiando-se nos conceitos de mimesise poiesis extraídos da obra do filósofo grego Aristóteles, definiu a literatura? 
a. Ela é uma reconstrução do mundo a partir dos recursos disponibilizados pela arte. A fidelidade dessa reconstrução depende exclusivamente das habilidades do artista nos usos dos instrumentos disponíveis. 
b. Ela é o resultado de um processo complexo de política cultural. Qualquer texto pode vir a ser literatura se determinadas instâncias legitimadoras assim o rotularem. 
c. Ela é uma construção meramente imaginária, cujas relações com a realidade não podem ser mensuradas nem consideradas na análise literária. 
d. Ela é a reprodução do mundo real em escala menor, que respeita os limites de um livro. 
e. Ela é uma reconstrução do mundo a partir da percepção do artista, de modo a transmitir aos leitores uma visão particular da realidade.
Resposta: E

03- Lemos as seguintes palavras nas páginas da Unidade 1: “estudar a Bíblia não é, necessariamente, um modo de conhecer Deus”. Qual das alternativas abaixo apresenta a justificativa que foi dada para fundamentar essa afirmação? 
a. O conhecimento de Deus só é acessível àqueles que possuem olhos espirituais, que são iniciados nas coisas do espírito e cuja fé não os impede de enxergar a verdade que subjaz à realidade empírica. 
b. Estudar a Bíblia é tão somente uma maneira de conhecer como algumas pessoas do passado creram, como imaginaram Deus. Mais que estudar seus textos, deveríamos imitar seus gestos, adquirir sua estatura moral a fim de experimentar as mesmas coisas. 
c. O conhecimento direto de Deus, certamente possível, não é alcançável através da aplicação de métodos acadêmicos aos estudos dos textos bíblicos. 
d. Em Gênesis, só está ao nosso alcance o Deus dos judeus, o Deus que nos foi dado a conhecer pelo Antigo Testamento. Esse não é, certamente, o Deus que os cristãos adoram. 
e. Na Bíblia, só está ao nosso alcance o Deus personagem,um sujeito ficcional que está inscrito nas páginas, representado por signos verbais e que vive dentro dos limites da imaginação dos produtores e usuários da Bíblia
Resposta: E

04- Qual das alternativas abaixo traz uma definição de ficção literária que corresponde àquela que estudamos na Unidade 1? 
a. A literatura se caracteriza pelo uso estético que faz da linguagem. Um autor literário não escreve como os outros, não descreve as coisas de maneira simples, mas faz uso de elementos poéticos, de vocabulário raro etc. 
b. A literatura extrai elementos do mundo real (ou mundo da vida) para elaborar um mundo ficcional (o mundo do texto); ao mesmo tempo, toma fantásticos traços do imaginário humano e os reduz para que caibam numa narrativa cujos limites são definidos pela linguagem. 
c. A literatura, quando caracterizada pela ficcionalidade, não apresenta qualquer traço de realidade. Essas obras, tais como mitologias e romances, devem ser tratadas como produções que visam ao entretenimento apenas. 
d. A literatura se define pela ficcionalidade, ou seja, para que algo seja considerado literatura, nenhuma relação deve possuir com a realidade empírica. 
e. A literatura difere de outras produções textuais por lidar com temas de valor universal como o amor, a vida, a verdade... Por isso uma boa literatura nunca sai de moda.
Resposta: B



Lista 02          
01- Lemos na Unidade: “Diferente do que temos em livros mais modernos, os livros bíblicos são sempre sucintos, econômicos; dizem apenas o que aos seus autores parece essencial”. Estas linhas foram escritas para tratar de qual característica da literatura bíblica? 
a. Tratam do laconismo das narrativas bíblicas.
b. Tratam da fragmentariedade bíblica.
c. Tratam da riqueza descritiva própria das narrativas bíblicas.
d. Tratam da coerência e da coesão nas histórias bíblicas.
e. Tratam da pobreza literária dos livros bíblicos. 
Resposta: A

02- Na unidade, lemos algumas linhas que tratavam das finalidades dos textos bíblicos, dos usos que foram pretendidos pelos próprios autores. Leia as alternativas abaixo e identifique qual delas apresenta uma opção que NÃO corresponde a uma das finalidades dos textos bíblicos: 
a. Os textos bíblicos foram escritos para serem memorizados e meditados ao longo da semana. 
b. Os textos bíblicos foram escritos para fortalecer a fé dos recalcitrantes, reerguer os claudicantes, instruir os neófitos e convencer os descrentes. 
c. Os textos bíblicos foram escritos para entreter os leitores, para ocupá-los e diverti-los em suas horas de ociosidade. 
d. Os textos bíblicos foram escritos para que fossem lidos publicamente (para serem ouvidos) em situações litúrgicas. 
e. Os textos bíblicos foram escritos para transmitir as memórias míticas das origens cristãs às gerações futuras. 
Resposta: C

03- Vimos que a Bíblica condena a representação de Deus por meio de signos icônicos, mas que a própria Bíblia traz muitas representações da divindade fazendo uso de signos de outro tipo, os signos verbais. Leia as alternativas abaixo e escolha aquela de descreve de maneira correta aquilo que se afirmou na unidade sobre essas representações de Deus por meio da linguagem escrita: 
a. A rica iconografia medieval é prova de que os mandamentos mosaicos estavam equivocados. Além de embelezar templos e promover a arte visual da cultura ocidental, as representações da divindade aproximam o fiel de Deus por meio do contato com esses substitutos materiais, palpáveis. 
b. Os símbolos verbais representam Deus de maneira indireta, mais respeitosa, mantendo de Deus uma distância segura. 
c. A representação de Deus por meio da linguagem escrita é ainda uma forma de redução radical do Deus que existia no imaginário dos autorese, consequentemente, é insuficiente para que dê conta do objeto que pretende representar. 
d. A opção pelo uso do tetragrama YHWH é mais adequada e poupa o leitor de qualquer tipo de aproximação pecaminosa em relação ao Deus vivo. 
e. A linguagem escrita é a única maneira pela qual podemos representar Deus de maneira fidedigna, sem incorrer no pecado da idolatria iconográfica.
Resposta: C

04- Leia o texto a seguir, extraído da unidade, e aponte dentre as alternativas abaixo, aquela que completa corretamente a lacuna: “Os redatores bíblicos reuniram tradições literárias, costuraram perícopes, coletaram produções de diferentes imaginários religiosos e as juntaram numa grande antologia que, por sua peculiar _____________, nos dá a conhecer um Deus extremamente plural”: 
a. Originalidade 
b. Prodigalidade 
c. Complexidade 
d. Fragmentariedade 
e. Sacralidade
Resposta: D



Lista 03          
01- Tentando identificar o que há de peculiar nos trabalhos que dizem ler a Bíblia como literatura, apontamos nesta Unidade duas asserções que são comuns entre os proponentes desse tipo de leitura. Leia as alternativas abaixo e identifique qual delas apresenta as duas asserções: 
a. 1) A Bíblia não precisa ser lida como mitologia e 2) a Bíblia não precisa ser lida como material de pesquisa historiográfica.
b. 1) A Bíblia não precisa ser lida como texto sagrado e 2) a Bíblia não precisa ser lida como fonte histórica.
c. 1) A Bíblia não precisa ser lida como texto religioso e 2) a Bíblia não precisa ser lida como ficção. d. 1) A Bíblia não precisa ser lida como Palavra de Deus e 2) a Bíblia não precisa ser lida como literatura.
e. 1) A Bíblia não precisa ser lida como literatura clássica e 2) a Bíblia não precisa ser lida como texto sagrado.
Resposta: B

02-  Esta Unidade trata de alguns dos interesses dos pesquisadores que atualmente dizem ler a Bíblia como literatura. Dentre as alternativas abaixo, identifique a única que NÃO apresenta um desses interesses: 
a. Aqueles que leem a Bíblia como literatura se interessam pela Bíblia pela inegável influência que ela exerceu sobre artistas e pensadores inumeráveis ao longo da história. 
b. Aqueles que leem a Bíblia como literatura se interessam pela ainda envolvente arte narrativa desenvolvida por seus autores e redatores. 
c. Aqueles que leem a Bíblia como literatura se interessam pela Bíblia por sua ampla penetração nos imaginários humanos. 
d. Aqueles que leem a Bíblia como literatura se interessam pela Bíblia por sua antiguidade, o que a torna um instrumento valioso para a pesquisa a respeito do mundo antigo. 
e. Aqueles que leem a Bíblia como literatura se interessam pela Bíblia por ser ela uma obra basilar da cultura ocidental que possui valor inestimável como patrimônio cultural.
Resposta: D

03- Recordando o conteúdo da Unidade, aponte dentre as alternativas abaixo, aquela que completa corretamente a lacuna: “Ainda que esse tipo de leitura não seja tão comum no Brasil, é inegável que atualmente um número crescente de estudiosos de várias partes do mundo dizem ler a Bíblia _____________. 
a. como fonte histórica 
b. como texto sagrado 
c. como literatura romântica 
d. como Palavra de Deus 
e. como literatura
Resposta: E

04- Procurando entender o que é ler a Bíblia como literatura, empregou-se no material teórico da Unidade um conceito desenvolvido pelo filósofo norte-americano Richard Rorty. Aponte qual das alternativas abaixo traz o conceito empregado: 
a. Richard Rorty desenvolveu o conceito de “cultura religiosa”. 
b.Richard Rorty desenvolveu o conceito de “cultura literária”. 
c. Richard Rorty desenvolveu o conceito de “cultura pós-moderna”. 
d. Richard Rorty desenvolveu o conceito de “cultura filosófica”. 
e. Richard Rorty desenvolveu o conceito de “cultura letrada”.
Resposta: B



Lista 04          
01- Lemos na introdução do material teórico da Unidade 4 que toda leitura é dialógica. A seguir, nos foram dadas várias informações que procuravam definir de maneira mais precisa esse conceito importado dos teóricos da literatura. Leia as alternativas a seguir e identifique qual delas NÃO trata corretamente do processo dialógico que se dá no ato da leitura: 
a. A leitura se caracteriza como um processo de transmissão de conteúdos que passa do autor ao texto e do texto ao leitor.
b. A leitura se desenvolve como um diálogo entre o texto e o leitor, como uma troca, é uma construção interativa, um processo vivo de produção de significados.
c. A leitura é recepção, isto é, o leitor passivamente recebe o conteúdo que o texto lhe quer transmitir e só depois pode decidir o que fazer com esse conteúdo.
d. A leitura se desenvolve como um diálogo entre o autor e o leitor,não é por acaso que já se disse que ler pode ser como falar com os mortos.
e. A leitura, quando bem-feita,é um ato de plena liberdade em que cad
Resposta: B

02- Lendo os dois primeiros versículos de Gênesis, o material teórico da Unidade 4 extraiu (e expôs em destaque) algumas primeiras informações para a compreensão do personagem Deus. Você é capaz de identificar qual das alternativas a seguir apresenta essas primeiras impressões? 
a. Entre os dois primeiros versículos, já podemos notar que o Deus bíblico se parece mais com um demiurgo, um deus menor e também criado que elabora um universo a partir de uma matéria que já existia. 
b. Entre os dois primeiros versículos, já podemos notar que Deus é bom, pois tudo o que faz tem como objetivo o bem-estar humano. 
c. Entre os dois primeiros versículos, já podemos notar que Deus cria o universo gradualmente, faz as coisas aos poucos. 
d. Entre os dois primeiros versículos, já podemos notar que Elohim é plural, isto é, representa o politeísmo que estava por trás de todas as formas de religiosidade antigas. 
e. Entre os dois primeiros versículos, já podemos notar que Deus é Todo-Poderoso, pois cria o universo a partir do nada.
Resposta: C

03- Uma das questões levantadas no material teórico da Unidade 4 foi inspirada não apenas no texto bíblico, mas também na obra do filósofo grego Epicuro, para quem os deuses, embora existissem, eram indolentes, inofensivos. Leia as alternativas a seguir e identifique qual delas traz essa questão: 
a. Perguntou-se: por que Deus, que é único, precisava dar ordens em voz alta para que as coisas ganhassem existência? 
b. Perguntou-se: como um Deus que é único e assexuado, ao criar os humanos, criou primeiro um macho? 
c. Perguntou-se: como um ser que todos dizem ser perfeito criou um mundo cheio de problemas e o próprio mal? 
d. Perguntou-se: como um ser que deveria ser pleno, satisfeito, criou algo novo como se tivesse que suprir alguma falta? 
e. Perguntou-se: como um Deus que todos dizem ser Todo-Poderoso precisou de sete dias para completar sua obra?
Resposta: D

04- Falando sobre a interpretação dos textos bíblicos, aprendemos na Unidade 4 que,para os destinatários originais, boa parte das mencionadas lacunas narrativas seriam convenientemente preenchidas por saberes comuns, cotidianos, por informações presentes na cultura. Mas, para nós, tão distantes espacial e temporalmente desses leitores virtuais, as coisas se tornaram bem mais difíceis. Qual é, para a nossa experiência de leitura, a primeira consequência desse distanciamento para com os textos bíblicos e seu mundo? 
a. A consequência é que o livro se torna cada vez mais valioso para os acadêmicos que vivem de decifrar segredos antigos. 
b. A consequência é que o livro se torna cada vez mais difícil, mais hermético. 
c. A consequência é que o livro se torna cada vez mais santo e dependente do Espírito Santo para sua compreensão. 
d. A consequência é que o livro se torna cada vez mais velho e mais limitado aos interesses de uns poucos curiosos. 
e. A consequência é que o livro se torna cada vez mais aberto, permitindo uma maior interação entre texto e leitor.
Resposta: E



Lista 05          
01- Na Apresentação do material teórico da Unidade 5, nós lemos as seguintes palavras a respeito da leitura do Gênesis: 
“[...] a ideia de revisitar esse texto tão lido, tão antigo, tão explorado e ainda produzir algo relevante, capaz de alguma originalidade, é um desafio. Quem poderia encontrar algo novo nele? Que verbo ainda não foi notado? Que vírgula ainda não foi comentada?” 

Que justificativas foram empregadas, no material teórico, para justificar o trabalho que se fez lendo o Gênesis? 
a. Foi dito que quando nos empenhamos em nova leitura não se trata de encontrar no texto o que nunca ninguém encontrou, mas de aplicar na leitura o que é nosso, assim como as perguntas, os valores, os métodos e as expectativas que dizem respeito a essa geração.
b. Defendeu-se a ideia de que não se trata de encontrar algo novo no texto, mas de reescrever aquilo que outros gigantes da hermenêutica já escreveram em linguagem atual, fazendo com que as novas gerações tenham acesso às suas clássicas produções.
c. Foi dito que na interpretação da Bíblia não lidamos apenas com o sentido literal e histórico dos textos, mas também com sentidos metafóricos, dogmáticos, cristológicos e escatológicos que sempre permitem ao leitor novas aventuras interpretativas.
d. Foi dito que o caráter lacunar da Bíblia a torna um livro aberto e que, com um pouco de imaginação, é possível não apenas interpretar o texto, mas também superinterpretar, ir além do que está dito.
e. Defendeu-se a ideia de que o texto bíblico é inesgotável e que, embora muitas pessoas o tenham lido ao longo do tempo, Deus sempre terá algo novo para comunicar.
Resposta: A

02- No material teórico da Unidade 5, fez-se uma aplicação singular do texto bíblico: foi dito que alguns leitores, encantados pelas maravilhas do jardim edênico, levam a utopia do paraíso muito a sério. Concordando ou não com esta leitura, procure se lembrar, lendo as alternativas abaixo, porque o apego excessivo do leitor ao cenário paradisíaco e às suas esperanças de transcendência foi considerado um problema neste estudo: 
a. Porque, segundo essa leitura, o apego excessivo ao mundo ideal, impalpável, torna o homem negligente com o que é real, produzindo indivíduos infrutíferos, desinteressados das coisas da vida.
b. Porque, de um ponto de vista capitalista, o religioso é um cidadão pouco útil, que só trabalha por tesouros no céu e não contribui, consumindo, com a economia local.
c. Porque, seguindo por esse caminho interpretativo, os leitores que se julgam salvos e com direitos ao paraíso passam a dividir o mundo em dois, passam a condenar seus semelhantes com base em seus próprios valores criando, eles mesmos, o inferno em suas expressões imaginária e terrena.
d. Porque, segundo o autor, essa leitura é uma demonstração de ingenuidade que costuma levar os mais fanáticos, apaixonados pela ilusão religiosa e ansiosos por deixar este mundo mau, ao suicídio.
e. Porque os leitores mais fundamentalistas se apegam à esperança de que o Éden tenha sido um local real que um dia ainda poderá ser descoberto por arqueólogos, o que é um sinal de desconhecimento relativo à ficcionalidade bíblica.
Resposta: A

03- Como sabemos, ao ler o capítulo 2 do livro de Gênesis o leitor logo se depara com novidades em relação ao que encontrou no capítulo 1, informações que nem sempre são coerentes com o texto precedente. Leias as opções abaixo e identifique qual dessas alternativas traz um dado que NÃO corresponde a uma dessas novidades de Gênesis 2: 
a. Em Gênesis 2, Deus passa a ser chamado no texto hebraico de Javé Elohim.
b. Em Gênesis 2, Deus finalmente cria os seres humanos e passa a habitar o jardim edênico, onde assume de maneira mais clara predicados divinos como a onipresença e a onisciência.
c. Em Gênesis 2, Deus não observa o shabat como um judeu e, ao criar, em vez de separar os elementos, ele agora os mistura.
d. No texto de Gênesis 2,a rigidez formal diminui, o uso das repetições dá lugar a uma prosa mais livre, o que torna a análise narrativa mais frutífera.
e. Em Gênesis 2, Deus não é mais um trabalhador ocupado que termina a semana cansado.
Resposta: B

04- Aprendemos na Unidade 5 que “a Bíblia é um livro de autoria coletiva”, que o cânone produziu “retratos multifocais que oferecem saberes genéricos, olhares apenas panorâmicos sobre diversos imaginários religiosos antigos. Essa multivocidade pede um uso cuidadoso, uma apropriação seletiva, flexível e criativa”. Partindo dessas asserções, a que conclusão se chegou no material teórico? 
a. Concluiu-se que o próprio cânone impede a construção de sistemas teológicos perfeitos, desautoriza os estudos da anatomia divina, a extração de certezas religiosas.
b. Concluiu-se que o próprio cânone pede a construção de sistemas teológicos perfeitos e incentiva os estudos cuidadosos da anatomia divina.
c. Concluiu-se que o próprio Deus impede que a hermenêutica bíblica chegue a lugares definitivos, o que torna toda a atividade interpretativa questionável e transitória.
d. Concluiu-se que toda tentativa de compreender o personagem Deus é improdutiva e, portanto, deve ser desestimulada.
e. Concluiu-se que o melhor meio de abordar os textos bíblicos é fazendo uma criteriosa delimitação de perícopes para encontrar um objeto textual perfeitamente coeso.
Resposta: A

05- Vimos que há uma série de diferenças entre as histórias da criação que encontramos em Gênesis 1 e 2. Na história dos estudos bíblicos acadêmicos, uma disciplina foi desenvolvida para explicar a razão dessas explícitas incoerências. Leia as alternativas abaixo e aponte qual delas apresenta o nome dessa disciplina que é responsável pelo estudo da Gênese do próprio livro bíblico: 
a. Exegese bíblica
b. Arte compósita da Bíblia
c. Análise narrativa
d.Crítica da redação
e. Crítica das fontes
Resposta: E



Lista 05          
01- Pensando no texto bíblico, em nossa leitura e no que estudamos ao longo deste Curso, responda: Por que, até o momento em que foi abordada pela serpente, Eva obedecia à ordem de não tocar no fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal? Que tipo de manipulação a continha? 
a. Eva era manipulada por meio da sedução; queria que Deus continuasse confiando e cuidando nela, dando-lhe responsabilidades e também recompensas.
b. Eva era manipulada por meio da provocação; queria que Deus soubesse que ela era confiável e por isso sempre procurava agradá-lo, inclusive abstendo-se de seus frutos.
c. Eva era manipulada por Javé por meio da tentação; desejava a vida eterna no jardim do Éden e sabia que só se abstendo do pecado teria a eternidade.
d. Eva era manipulada por meio da ignorância; não sabia quantos benefícios aquele fruto poderia lhe dar e por isso não tinha qualquer curiosidade a respeito.
e. Eva era manipulada por meio da intimidação; tinha medo de morrer assim que comesse o fruto, pois Javé havia dito que eles morreriam se comessem. 
Resposta: E

02- Teste sua memória tentando lembrar-se de um momento de grande importância dentro da narrativa de Gênesis 2-3: quais foram as duas punições impostas por Javé à mulher, após Adão e Eva provarem do fruto proibido? Leia as alternativas a seguir e assinale a que apresenta as duas punições:
a. Javé multiplica suas dores de parto e submete sua vontade ao homem.
b.Javé submete a mulher ao homem e limita a duração máxima de sua vida a 120 anos.
c. Javé multiplica as dores de parto e amaldiçoa seus dias com o trabalho forçado.
d. Javé submete a mulher a seu marido e determina a inimizade entre ela e os répteis em geral.
e. Javé determina que haveria inimizade entre a mulher e a serpente e a condiciona ao trabalho no campo.
Resposta: A

03- O capítulo 3 de Gênesis começa introduzindo uma nova personagem na narrativa: a serpente. Leia a análise do texto compartilhada no Material Teórico da Unidade 6 ou em sua própria Bíblia e depois procure identificar, dentre as alternativas a seguir, aquela que apresenta uma característica dessa personagem que não foi dada pelo texto bíblico: 
a. A serpente era o mais astuto dos animais e também havia sido criada por Deus; parece até que ela possuía capacidades intelectivas superiores às dos humanos.
b. A serpente possui, assim como os humanos, a capacidade de se comunicar por meio da linguagem.
c. A serpente surge abruptamente no texto e não sabemos nada sobre seu passado e sua origem.
d. A serpente é a vilã da história; ela deseja o mal dos primeiros humanos e usa de artimanhas para afastá-los de Deus.
e. A serpente aborda a mulher e diz que as palavras de Javé sobre o fruto proibido não eram verdadeiras.
Resposta: D

04- Recordando o que vimos no Material Teórico da Unidade 6, leia as alternativas a seguir e identifique qual delas apresenta dois pressupostos que quase sempre são transmitidos pela tradição e que condicionam fortemente a leitura de Gênesis 3, muitas vezes conduzindo o leitor a uma conclusão misógina: 
a. Pressupõe-se que a serpente seja má e que Adão seja apenas um ingênuo e inocente ser manipulável.
b. Pressupõe-se que Javé Elohim seja sempre bom e que Eva tenha sido a causa única de todos os males do mundo.
c. Pressupõe-se que a serpente seja Satã e que Javé Elohim seja um demiurgo.
d. Pressupõe-se que a serpente seja má (Satã) e que a mulher, por ter sido abordada primeiro por ela, seja mais suscetível à tentação que o homem.
e. Pressupõe-se que Adão seja um homem imortal e que Eva seja ainda uma primata.
Resposta: D