Observações:
1- As respostas a seguir são aqueles apontadas como corretas segundo a tutoria da disciplina em estudo, relativa ao curso de Teologia EaD da Cruzeiro do Sul, na oportunidade em que foram apresentadas. As listas abaixo correspondem, respectivamente, a cada uma das atividades de sistematização (AS) propostas. 2- Caso identifique, de forma convicta, alguma resposta diferente do gabarito apresentado, por favor, deixe um comentário ao final das listas.

Lista 01          
01- A Renovação Teológica que proporcionou assumir a Teologia da Revelação como Teologia Fundamental teve duas grandes viradas a saber:
a. Antropológica e Psicológica.
b. Hermenêutica e Antropológica.
c. Antropológica e Histórica.
d. Antropológica e Sociológica.
e. Hermenêutica e Sociológica.
Resposta: B


02- Outra característica da Teologia Fundamental, oriunda de Torres Queruga, é: 

a. Que a revelação seja pensada na negatividade do apofatismo. 
b. Que a revelação seja pensada na positividade da fé. 
c. Que a revelação seja pensada na negatividade da fé. 
d. Que a revelação seja pensada na positividade e no apofatismo da fé. 
e. Que a revelação seja pensada como “maiêutica histórica”.

Resposta: E


03- Com o decorrer do processo de Renovação Teológica, a Teologia da Revelação é concebida como Teologia Fundamental, sendo uma de suas características: 
a. Que a revelação seja pensada na negatividade da fé. 
b. Que a revelação seja pensada como “maiêutica dramática”. 
c. Que a revelação seja pensada na negatividade “maiêutica dramática”. 
d. Que a revelação seja pensada na positividade e no apofatismo da fé. 
e. Que a revelação seja pensada na positividade da fé.

Resposta: D

04- Considerando a constituição dogmática Dei Verbum, do Concílio Vaticano II, a Revelação é conceituada como: 
a. O encontro entre Deus e os seres humanos que ocorre na história, produto humano e campo desse encontro. 
b. O encontro entre Deus e os seres humanos que ocorre na história, produto divino e campo desse encontro.
c. O encontro entre Deus e os seres humanos que possuem fé, produto divino e campo desse encontro. 
d. O encontro entre Deus e os seres humanos que possuem a fé confessional. 
e. O encontro entre os seres humanos que fazem a experiência de Deus.

Resposta: A


05- Considerando as várias formas de fazer Teologia Apologética da Revelação e da fé, uma das características da Apologética Antiga é: 
a. Defender a fé da controvertidas ou heréticas formulações da fé em relação a Deus, a Cristo, à Maria, ao ser humano e à Igreja.
b. Defender a fé das heréticas formulações da fé em relação à Gnose, ao ser humano e à Igreja. 
c. Defender a fé da controvertidas ou heréticas formulações da fé em relação a Deus, a Cristo, ao Espírito Santo, à Maria, à Gnose, ao ser humano e à Igreja. 
d. Defender a fé da controvertidas ou heréticas formulações da fé em relação a Deus, à Maria, à Gnose, ao ser humano e à Igreja. 
e. Defender a fé da controvertidas ou heréticas formulações da fé em relação a Deus, a Cristo, ao Espírito Santo e à Maria.

Resposta: E

06- Considerando as várias formas de fazer Teologia Apologética da revelação e da fé, a Apologética Moderna combateu a Modernidade em relação ao: 
a. Naturalismo, Laicismo, Racionalismo, Ateísmo, Deísmo. 
b. Naturalismo, Laicismo, Fideísmo. 
c. Naturalismo, Laicismo, Fideísmo, Racionalismo, Ateísmo, Deísmo. 
d. Naturalismo, Laicismo, Fideísmo, Racionalismo, Ateísmo, Deísmo, Exorcismo. 
e. Naturalismo, Laicismo, Racionalismo, Deísmo.

Resposta: C

07- O Concílio Vaticano I tornou-se um evento importante para pensar a articulação entre fé e razão para pensar teologicamente a revelação. Devido às circunstâncias históricas, apenas dois documentos foram aprovados, sendo um sobre a infalibilidade papal e outro sobre a revelação. Qual desses documentos articula fé e razão? 
a. Constituição Dogmática Dei Filius. 
b.Constituição Dogmática Pastor Aeternus. 
c. Constituição Dogmática Aeterni Patris. 
d.Constituição Dogmática Tertuliano 
e. Constituição Dogmática Qui Pluribus.

Resposta: A

08- Há várias possibilidades de conceituar Teologia; porém, a melhor conceituação para alcançar o conceito de Teologia Fundamental é: 
a. Uma ciência humana da fé que pensa a revelação e a religião. 
b. Uma ciência da fé que tem Deus como assunto ao fideísmo. 
c. Um ciência empírica da fé e da religião à luz da fé. 
d. Uma ciência da fé que racionaliza a revelação e a fé à luz da fé. 
e. Uma ciência da fé que tem Deus como assunto em oposição ao racionalismo e ao fideísmo
Resposta: D

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Lista 02          
01- Os profetas são fundamentais na preservação da aliança, de modo que a revelação se efetiva como: 
a. Palavra viva, cortante e eficaz para denunciar a idolatria e chamar o povo de volta para Deus, reconstituindo a aliança.
b. Palavra viva, cortante e eficiente para denunciar a idolatria e chamar o povo de volta à aliança com Baal.
c. Palavra viva, cortante e eficaz para denunciar a monolatria e chamar o povo de volta para Deus, reconstituindo a aliança com Baal.
d. Palavra viva e eficiente para adorar a idolatria e chamar o povo de volta à aliança com Baal.
e. Palavra viva, cortante e eficaz para denunciar a polilatria e chamar o povo de volta para Deus, reconstituindo a aliança com Molok.
Resposta: A

02- Na Literatura Apocalíptica, o paradigma da criação se desemboca na categoria:
a. Justiça.
b. Prudência.
c. Esperança.
d. Fortaleza
e. Caridade
Resposta: C


03- A revelação no Livro de Jó ocorre na experiência do sofrimento do inocente, cuja concepção de Deus, predominantemente, é: 
a. Deus da aliança.
b. Deus criador,
c. Deus da justiça e compassivo.
d. Deus profeta.
e. Deus criador e compassivo,
Resposta: E

04- A palavra profética é exercida no exílio da Babilônia, com Ezequiel, Jeremias, Isaías (40-55) e Isaías (56-66) para: 
a. Reeducar o povo à aliança com Javé e com Marduck.
b.Reeducar o povo à aliança mediante a ira de Deus efetivada em diversos castigos.
c. Reeducar o povo à aliança a ser realizada agora na própria Babilônia
d.Reeducar o povo à aliança de Marduck efetivada em diversos castigos .
e. Reeducar o povo à aliança e suscitar a esperança em Deus de retorno à terra
Resposta: E

05- Em Ex 3, 1-14, quais são os verbos fundamentais que denotam a ação reveladora de Deus e qual é o nome de Deus? 
a. Os verbos são ver, ouvir, descer, conhecer, libertar e repousar. E o nome de Deus é Aquele que É.
b. Os verbos são ver, ouvir, descer, conhecer, libertar e trabalhar. E o nome de Deus é Aquela que É.
c. Os verbos são ver, ouvir, descer, conhecer, libertar e chorar. E o nome de Deus é Aquela que É.
d. Os verbos são ver, ouvir, descer, conhecer, libertar e conduzir. E o nome de Deus é Aquele que É.
e. Os verbos são descer e chorar. E o nome de Deus é Aquela que É.
Resposta: D

06- A Gn 12, 1-3; Ex 3, 1-14 e Dt 26, 5-10 são textos que mostram a revelação no paradigma: 
a. Da Aliança.
b. Da ação libertadora de Deus.
c. Da Criação. d. Do Sacrifício de Deus.
e. Do Sacrifício levítico
Resposta: A


Lista 03          
01- A relação da teologia joanina com a antigo testamento se situa nas teologias: 
a. Sapiencial e da Apocalíptica.
b. Da Redenção e da Criação
c. Da Esperança e Sapiencial.
d. Da História e da Criação.
e. Da Criação e Sapiencial 
Resposta: E

02- O novo testamento é fruto da experiência do encontro entre: 
a. Jesus Cristo e Igreja.
b.Jesus Cristo e Paulo
c. Jesus Cristo e seu biógrafo particular.
d. Deus e os seres humanos.
e. Jesus Cristo e os Apóstolos
Resposta: E

03- De que modo Cristo desenvolve a sua condição de “testemunha qualificada” do Pai? 
a. Proclamando e sendo a Palavra de Deus, conhecendo e revelando o Pai e sendo luz e verdade para todos os seres humanos.
b. Proclamando a Palavra de Deus, conhecendo o Pai, sendo luz e verdade para toda a humanidade.
c. Proclamando e personificando em si a Palavra, sendo luz para o mundo.
d. Proclamando a palavra, apresentando-se como Filho do Pai, sendo luz para o mundo.
e. Proclamando a palavra, manifestando-se como Filho do Pai, cuidando dos pobres e oprimidos
Resposta: A

04- Ao desenvolver os vacábulos pregar, ensinar, evangelizar e revelar, os sinóticos concebem Cristo como: 
a. Pregador, Doutor e Filho do Pai
b. Pregador, Doutor e Missionário Itinenrante.
c. Pregador, Doutor, Filho do Pai e Espírito vivificante.
d. Pregador, Doutor e Sacerdote.
e. Pregador, Missionário, Sacerdote
Resposta: A

05- Na teologia paulina, o mistério é revelado nas seguintes etapas:
a. ocultação, silêncio desde toda eternidade, oculto às gerações passadas, revelado na vida, morte e ressurreição de Jesus e comunicado a testemunhas privilegiadas: apóstolos e profetas.
b. Ocultação, oculto às gerações passadas, oculto aos seres celestes, revelado na vida, morte e ressurreição de Jesus e comunicado a testemunhas privilegiadas: apóstolos e profetas.
c. Ocultação, silêncio desde toda eternidade, oculto às gerações passadas, oculto aos seres celestes, revelado na vida, morte e ressurreição de Jesus e comunicado a testemunhas privilegiadas: apóstolos e profetas.
d. Ocultação, silêncio desde toda eternidade, oculto às gerações passadas, revelado na vida, morte e ressurreição de Jesus e comunicado a testemunhas privilegiadas.
e. ocultação, silêncio desde toda eternidade, revelado na vida, morte e ressurreição de Jesus e comunicado a testemunhas privilegiadas.
Resposta: C

06- Na carta aos Hebreus, a revelação de Deus é concebida:
a. na História da Salvação
b. Sacrifício de Jesus na cruz
c. No sacerdócio de Jesus.
d. no mistério trinitário
e. na História
Resposta: A

07- O objeto da pregação dos apóstolos no livro dos Atos dos Apóstolos é: 
a. Cristo ou o Espírito Santo ou Maria
b.Cristo ou a palavra do Cristo ou a palavra sobre Cristo.
c. Cristo ou o mistério de Deus ou o Espírito Santo.
d. Cristo ou a palavra de Deus ou o oráculo do Senhor.
e. Cristo
Resposta: B

08- E As categorias fundamentais da teologia paulina à compreensão da revelação são: 
a. Evangelho e revelação trinitária.
b. Mistério e santidade.
c. Evangelho e Igreja.
d.( Mistério e Evangelização.
e. Mistério e Evangelho
Resposta: E


Lista 04          
01- A edificação do conceito de revelação, em Orígenes, a partir de:
a. Deus, puro espírito.
b.Cristo, criatura perfeita do Pai.
c. Maria, a medianeira do Mediador Jesus.
d. De cada apóstolo que recepcionou a Cristo.
e. Pedro e Paulo, colunas da Igreja.
Resposta: A

02- Para Boaventura, a revelação há de ser analisada em três pontos: 
a. Revelação profética, revelação sapiencial e revelação e antropologia.
b. Dinamismo da revelação, criação e revelação, revelação e fé.
c. Dinamismo da revelação, revelação monástica e relação entre fé e revelação.
d. Dinamismo da revelação, revelação profética e relação entre revelação e fé.
e. Dinamismo da revelação, santidade do Deus revelado, revelação e antropologia
Resposta: D

03- Gregório de Nissa distingue o conhecimento de Deus da essência divina, partindo da: 
a. Teologia negativa dos capadócios.
b. Visão beatífica do homem em relação a Deus.
c. Sacramentalidade do mistério presente em Cristo.
d. Mística apofática presente na Liturgia.
e. Inacessabilidade de Deus.
Resposta: E

04- A revelação no Concílio Vaticano II é:
a. Palavra de Deus presente somente na Escritura.
b. O encontro entre Deus e os seres humanos na história, imbuído de etapas encontrando o seu ápice em Jesus Cristo, na sua relação com os apóstolos, e transmitida ao longo dos séculos pela Igreja.
c. Palavra de Deus encarnada na história.
d. É a Palavra de Deus contida na Escritura e na Tradição eclesial.
e. O encontro entre Deus e o homem que se realiza na história e é testemunhada nas atividades dos apóstolos.
Resposta: B

05- Agostinho concebe a revelação a partir da visão joaniana de que Cristo é: 
a. O Mestre de todos os ensinamentos.
b. O Criador de todas as coisas.
c. O que foi criado de modo perfeito por Deus.
d. O que dá vivacidade à graça de Deus.
e. Caminho e Mediador da Salvação.
Resposta: E

06- Em Atanásio, a revelação se identifica com a criação em função da:
a. Pneumatologia de Éfeso
b. Fé trinitária
c. Gnose concebida por Irineu de Lião
d.Cristologia de Calcedônia
e. Filosofia alexandrina
Resposta: B

07- Em Tomás de Aquino, a revelação é: 
a. Operação redentora, acontecimento na história, carisma de conhecimento e ação.
b. Operação salvífica, criação, carisma de liderança e palavra.
c. Operação salvífica, acontecimento na história, carisma de conhecimento e palavra.
d. Operação salvífica, acontecimento na história, carisma de adivinhação e silêncio.
e. Operação redentora, criação, carisma de conhecimento e ação
Resposta: C


Lista 05          
01- As religiões orientais apontam para a salvação 
a. unicamente solidária.
b. unicamente cósmica.
c. pessoal e escatológica.
d. pessoal e solidária.
e. unicamente pessoal. 
Resposta: D

02- A consideração teológica sobre as religiões possui as seguintes tendências: 
a. Teocentrismo, cristocentrismo, eclesiocentrismo e exclusivismo.
b. Exclusivismo, inclusivismo fechado, inclusivismo aberto e paralelismo.
c. Exclusivismo, paralelismo, inclusivismo e pluralismo.
d.Teocentrismo cristológico, pneumatocentrismo e inclusivismo.
e. Exclusivismo, teocentrismo, inclusivismo e eclesiocentrismo.
Resposta: C

03- A efetividade soteriológica das religiões reside no fato de 
a. haver diversas histórias de salvação.
b. haver uma única história da salvação em Cristo, na qual estão inseridas as diversas religiões.
c. todas as religiões serem salvíficas.
d. o Espírito Santo transformar as religiões em salvíficas.
e. as religiões serem concebidas pela via teocêntrica.
Resposta: B

04- Crise ecológica é a desintegração
a. sistêmica entre as dimensões que constituem a ecologia em sua integralidade.
b. epistêmica entre as dimensões que constituem a ecologia.
c. entre o meio ambiente e a sociedade.
d. histórica entre as dimensões que constituem a ecologia em sua
e. do meio ambiente.
Resposta: A

05- A distinção realizada por Wilhelm Dilthey entre Erfahrung e Erlebnis corresponde a afirmar que 
a. Erlebnis refere-se à vivência ou vida vivida e Erfahrung diz respeito à empiria.
b. Erfahrung refere-se à vivência ou vida vivida e Erlebnis diz respeito à empiria.
c. Erfahrung refere-se à vida sentimental da pessoa e Erlebnis diz respeito à vida dos animais.
d. Erfahrung corresponde à empiria e Erlebnis diz respeito à vida biográfica da pessoa.
e. Erlebnis refere-se à vida historiográfica de cada ser humano e Erfahrung corresponde à vida da natureza.
Resposta: A

06- O termo ecologia refere-se ao meio ambiente
a. em que o homem está desligado e com o qual não se relaciona.
b. à sociedade, mente do ser humano e integralidade, em que todas as partes estão apartadas e se repulsam.
c. e à divindade em que o homem possui inserção e relação.
d. à história, sociedade, mente do ser humano e integralidade, em que todas as partes estão sobrepostas e amalgamadas.
e. à sociedade, mente do ser humano e integralidade, em que todas as partes estão interconectadas, são interdependentes e se complementam.
Resposta: E

07- A articulação entre Revelação e ecologia remete à teologia 
a. da aliança.
b. apofática.
c. da terra.
d. da criação.
e. sacramentária
Resposta: D

08- A relação entre experiência humana e Revelação efetuada na teologia fundamental traz duas categorias que explicam a constituição existencial e a história do ser humano: 
a. Antropologia transcendental e ontologia.
b.Transcendental e maiêutica histórica.
c. Transcendental e hermenêutica histórica.
d. Antropologia e maiêutica histórica.
e. Transcendental e hermenêutica.
Resposta: B


Lista 06          
01- A religião pós-moderna pode ser interpretada mediante as seguintes divindades da mitologia: 
a. Orfeu, Perceus, Dionísio, Narciso e Diana.
b. Orfeu, Narciso, Zeus, Apolo e Dionísio.
c. Orfeu, Narciso, Mitra, Apolo, Dionísio e Hércules.
d. Narciso, Zeus, Apolo, Dionísio e Hércules.
e. Orfeu, Narciso, Dionísio, Apolo e Hércules.
Resposta: E

02- A Revelação pela perspectiva libertadora indica um Deus 
a. Libertador e Criador, apenas.
b. Libertador e Justiceiro, apenas.
c. Libertador, Justiceiro, Compassivo e Inefável, apenas.
d. Libertador, Criador, Justiceiro, Compassivo e Desalienador.
e. Criador, Justiceiro e Único, apenas.
Resposta: D

03- A categoria que possibilita pensar a Revelação bíblica em perspectiva libertadora é denominada pedagogia
a. antropológica da Revelação.
b. ecológica da Revelação.
c. divina da Revelação.
d. integral da Revelação.
e. histórica da Revelação.
Resposta: C

04- A Revelação neotestamentária está presente na prática libertadora de Jesus e personaliza 
a. o Reino de Deus.
b. a Igreja escatológica.
c. a aliança exodal.
d. a palavra profética.
e. a Sabedoria.
Resposta: A

05- A teologia fundamental pensa a Revelação na pós-modernidade considerando as seguintes categorias filosófica e sociológica: pensiero debole e 
a. inteligência emocional.
b. luta de classes.
c. hermenêutica fraca.
d. sociologia crítica.
e. razão sensível.
Resposta: E

06- Qual tipo de ética está presente na Revelação realizada no contexto pós-moderno? 
a. Utilitária.
b. Pragmática.
c. Do cuidado.
d. Do imperativo.
e. Empresarial.
Resposta: C

07- Para pensar teologicamente a Revelação em perspectiva libertadora, a pobreza é concebida nas seguintes dimensões: 
a. Carência econômico-social-cultural-histórica, espiritualidade e compromisso com os pobres na luta contra a pobreza.
b. Carência econômica, pulsão psíquica e compromisso com os pobres.
c. Pulsão psíquica, mística apofática, compromisso ecológico.
d. Carência econômico-social-cultural-histórica, sobrenatural existencial e compromisso com os pobres na luta contra a pobreza.
e. Carência econômico-social, espiritualidade e prática de conversão dos ricos.
Resposta: A