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Observações:
1- As respostas a seguir são aqueles apontadas como corretas segundo a tutoria da disciplina em estudo, relativa ao curso de Teologia EaD da Cruzeiro do Sul, na oportunidade em que foram apresentadas. As listas abaixo correspondem, respectivamente, a cada uma das atividades de sistematização (AS) propostas. 2- Caso identifique, de forma convicta, alguma resposta diferente do gabarito apresentado, por favor, deixe um comentário ao final das listas.
Lista 01
01- Ainda com base no que foi apresentado na visão panorâmica da questão Cristológica, nos dois últimos Concílios ditos celebrados em Constantinopla (553 e 681), o que NÃO PODE SER AFIRMADO que foi dito em ambas as ocasiões:
I Que a questão da dupla natureza de Cristo ainda não era uma reflexão pacífica.
II Que em ambos os concílios a aporia era como entender a dupla natureza de Cristo em uma única pessoa, sem que a dimensão divina suplantasse a humana ou vice- versa.
III Que um dos concílios exprimiu que a dupla natureza de Cristo coexiste sem confusão e ou distinção que nele há um duplo princípio os quais não se opõem, ou excluem.
IV Que a divindade de Cristo suplanta a natureza humana, colocando-a num outro plano distinto superior.
a. I e IV apenas
b. I apenas
c. IV apenas
d. II e III apenas
e. III apenas
02- A frase do teólogo italiano Bruno Forte nas primeiras páginas de sua obra sobre cristologia intitulada Jesus de Nazaré, história de Deus, Deus da história: “Que sentido tem falar de Jesus Cristo hoje?”(FORTE, 1985, p. 9) reflete:
a. Que a Cristologia está permanentemente fadada a repetir aquilo que já foi dito sobre o Cristo, não importando o horizonte histórico vivido
b. Que a Cristologia é um dado fechado e nada pode lhe ser acrescentado.
c. Que a Cristologia só terá sentido se for atualizada e tudo que sobre ela já foi afirmado no passado precisa ser revisto, rediscutido.
d. Que a Cristologia é uma ciência abstrata que nada tem a ver com a história contemporânea.
e. Que a Cristologia pressupõe categorias contextuais, que ela seja aberta à história e ao futuro.
Resposta: E
03- Recordando a panorâmica perspectiva histórica apresentada nesta unidade sobre a reflexão Cristológica, analise as seguintes questões assertiva quanto à veracidade. Assinalando V - verdadeiro ou F - para Falso:
I - No concílio de Niceia (325), eclodiu uma primeira sintomática aporia em torno de Jesus. A questão da divindade de Cristo.
II - O Concílio de Niceia proclamou a doutrina da consubstancialidade de Deus.
III - Niceia negou a humanidade de Cristo.
IV - Em Niceia, era pacífica a questão de que Jesus era Deus, contudo, sua humanidade era posta em prova.
As assertivas I, II, III, IV são respectivamente:
a. V, V , F, F
b. F, V, F, F
c. V, F, F, V
d. F, F, V, V
e. V, V, V, F
Resposta: A
04- Uma Cristologia que se propõe contextual e relevante à humanidade contemporânea não pode prescindir em seu arcabouço acadêmico de refletir sobre desde um ponto de vista plural. Analise as seguintes questões assertiva quanto à veracidade. Assinalando V - verdadeiro ou F - para Falso:
I Porque a pluralidade religiosa é uma realidade palpável na atualidade.
II Porque se deve admitir que, embora haja salvação, na tradição cristã das outras denominações encontram-se caminhos de redenção.
III Porque se deve provar que fora a Igreja não há salvação.
IV Porque a Cristologia, com espaço aberto para reflexão futura, deve ter em consideração o contexto plural de diversas tradições religiosas.
As assertivas I, II, III, IV são respectivamente:
a. F, F, V, V
b. V, F, V, F
c. F V, F, V
d. V, V , F, F
e. V, V, F, V
Resposta: E
04- Assinale a alternativa correta. A Cristologia, enquanto ciência Teológica, relaciona-se com outras áreas do saber e do conhecimento, as mais específicas destacam-se. Assinale, dentre as variáveis, as mais ligadas à Cristologia:
a. Química, Filosofia e Soteriologia
b. Física, Soteriologia e Antropologia
c. Teologia, Soteriologia e Antropologia
d. Filosofia, Antropologia e Missiologia
e. Teologia, Geografia, e Comunicação Social
Resposta: C
Em breve as demais listas...
Resposta: C
02- A frase do teólogo italiano Bruno Forte nas primeiras páginas de sua obra sobre cristologia intitulada Jesus de Nazaré, história de Deus, Deus da história: “Que sentido tem falar de Jesus Cristo hoje?”(FORTE, 1985, p. 9) reflete:
a. Que a Cristologia está permanentemente fadada a repetir aquilo que já foi dito sobre o Cristo, não importando o horizonte histórico vivido
b. Que a Cristologia é um dado fechado e nada pode lhe ser acrescentado.
c. Que a Cristologia só terá sentido se for atualizada e tudo que sobre ela já foi afirmado no passado precisa ser revisto, rediscutido.
d. Que a Cristologia é uma ciência abstrata que nada tem a ver com a história contemporânea.
e. Que a Cristologia pressupõe categorias contextuais, que ela seja aberta à história e ao futuro.
03- Recordando a panorâmica perspectiva histórica apresentada nesta unidade sobre a reflexão Cristológica, analise as seguintes questões assertiva quanto à veracidade. Assinalando V - verdadeiro ou F - para Falso:
I - No concílio de Niceia (325), eclodiu uma primeira sintomática aporia em torno de Jesus. A questão da divindade de Cristo.
II - O Concílio de Niceia proclamou a doutrina da consubstancialidade de Deus.
III - Niceia negou a humanidade de Cristo.
IV - Em Niceia, era pacífica a questão de que Jesus era Deus, contudo, sua humanidade era posta em prova.
As assertivas I, II, III, IV são respectivamente:
a. V, V , F, F
b. F, V, F, F
c. V, F, F, V
d. F, F, V, V
e. V, V, V, F
Resposta: A
04- Uma Cristologia que se propõe contextual e relevante à humanidade contemporânea não pode prescindir em seu arcabouço acadêmico de refletir sobre desde um ponto de vista plural. Analise as seguintes questões assertiva quanto à veracidade. Assinalando V - verdadeiro ou F - para Falso:
I Porque a pluralidade religiosa é uma realidade palpável na atualidade.
II Porque se deve admitir que, embora haja salvação, na tradição cristã das outras denominações encontram-se caminhos de redenção.
III Porque se deve provar que fora a Igreja não há salvação.
IV Porque a Cristologia, com espaço aberto para reflexão futura, deve ter em consideração o contexto plural de diversas tradições religiosas.
As assertivas I, II, III, IV são respectivamente:
a. F, F, V, V
b. V, F, V, F
c. F V, F, V
d. V, V , F, F
e. V, V, F, V
Resposta: E
04- Assinale a alternativa correta. A Cristologia, enquanto ciência Teológica, relaciona-se com outras áreas do saber e do conhecimento, as mais específicas destacam-se. Assinale, dentre as variáveis, as mais ligadas à Cristologia:
a. Química, Filosofia e Soteriologia
b. Física, Soteriologia e Antropologia
c. Teologia, Soteriologia e Antropologia
d. Filosofia, Antropologia e Missiologia
e. Teologia, Geografia, e Comunicação Social
Resposta: C
Em breve as demais listas...
7 Comentários
obrigada me ajudou muito
ResponderExcluirTendo claro que a situação de muitos seguidores de Jesus Cristo é extremamente empobrecida , especialmente nas regiões em que a geografia designa atualmente como sul-global urge, numa cristologia que se pretende pertinente ao futuro e ao homem hodierno colocar no bojo de sua reflexão o aspecto intrínseco da fé no Messias, no cristo ressuscitado ou seja, a libertação da humanidade. Essa frase refere-se a que elemento que pode ser utilizado como viés dilatador da reflexão cristológica na atualidade.
Excluira.
Cristologia e a Doutrina da Remissão dos Pecados
b.
Cristologia e Restauracionismo
c.
Cristologia e Doutrina da Salvação dos Espíritos
d.
Cristologia e Libertação (resp.- certa )
e.
Cristologia e Angeologia
Pergunta 1
ResponderExcluir0,15 em 0,15 pontos
Tendo presente a apresentação sobre a evolução da reflexão cristológica ao longo dos séculos, mormente aquilo que fora decidido em nos concílios, assinale a alternativa correta acerca do Primeiro Concílio de Calcedônia.
I. Opunha-se às ideias propostas pelo monge Eutiques que assegurava que Cristo tinha duas naturezas, mas que a natureza divina sobrepunha-se à Humana.
II. Atesta que as duas naturezas estão unidas sem fusão, mistura nem confusão. Uma não altera a outra. Sem divisão que concorra para um isolamento, ou aniquilação da outra, sem possibilidade de separação.
III. Decretou que as duas naturezas de Cristo são realidades opostas, que se aniquilam e separam-se.
IV. O concílio ainda respirava ares da controvérsia sobre as naturezas de Cristo, afirmadas em Éfeso.
Respostas:
a.
I, e III estão corretas.
b.
II, III e IV estão corretas.
c.
I, II e IV estão corretas.(RESP> Correta)
d.
III e IV estão corretas.
e.
I, III e IV estão corretas.
Pergunta 3
ResponderExcluir0,15 em 0,15 pontos
Leia o texto a seguir e depois assinale a alternativa INCORRETA.
“Conhecer a Jesus não significa simplesmente apreender o dogma criptológico, mas conhece-lo na prática do discipulado. A cristologia teológica continua relacionada a esta cristoprática, tem que tomar em consideração suas experiências e tornar pessoas abertas a novas experiências neste caminho. Cristologia procede de vida cristã e conduz para dentro da vida cristã. A insuficiência de uma pura teoria de Cristo surge da impropriedade do conhecer a Cristo apenas teoricamente; Por isso a teoria cristológica tem que apontar para além de si mesma [...]. A cristoprática conduz à comunidade necessariamente aos pobres, aos doentes, aos socialmente supérfluos e oprimidos” (MOLTMAM, 2009, p. 80).
O texto acima refere-se à um conceito do teólogo Jurgen Moltmann denominado CRISTOPRAXIS. Com base nesse conceito, é INCORRETO afirmar:
Respostas:
a.
Que ela é uma explicitação da relação entre o conhecimento sobre o Cristo e prática aos moldes do que ele revelou, assumindo seu lugar entre os pobres, doentes, socialmente excluídos e oprimidos (cf. Mt 10, 7-8; Mt 11, 5-6).
b.
Que a cristologia é uma ciência com um fim em si mesma. Constituindo o cerne central de toda reflexão sobre Jesus Ressuscitado e sua comunidade
c.
Que a Cristologia teórica pressupõe um compromisso de discipulado (ético).
d.
Que o conhecimento dos dogmas, mesmo importante, não encerra em si a mensagem de Cristo que ela aponta para um horizonte mais amplo, próprio da atuação da comunidade no mundo em favor dos empobrecidos.
e.
Que ela é uma síntese dialética que implica que à medida que conhecemos Jesus, seu mistério, sua história e estamos envolvidos na comunidade somos desafiados a viver.
Pergunta 3
ResponderExcluir0,15 em 0,15 pontos
Leia o texto a seguir e depois assinale a alternativa INCORRETA.
“Conhecer a Jesus não significa simplesmente apreender o dogma criptológico, mas conhece-lo na prática do discipulado. A cristologia teológica continua relacionada a esta cristoprática, tem que tomar em consideração suas experiências e tornar pessoas abertas a novas experiências neste caminho. Cristologia procede de vida cristã e conduz para dentro da vida cristã. A insuficiência de uma pura teoria de Cristo surge da impropriedade do conhecer a Cristo apenas teoricamente; Por isso a teoria cristológica tem que apontar para além de si mesma [...]. A cristoprática conduz à comunidade necessariamente aos pobres, aos doentes, aos socialmente supérfluos e oprimidos” (MOLTMAM, 2009, p. 80).
O texto acima refere-se à um conceito do teólogo Jurgen Moltmann denominado CRISTOPRAXIS. Com base nesse conceito, é INCORRETO afirmar:
Respostas:
a.
Que ela é uma explicitação da relação entre o conhecimento sobre o Cristo e prática aos moldes do que ele revelou, assumindo seu lugar entre os pobres, doentes, socialmente excluídos e oprimidos (cf. Mt 10, 7-8; Mt 11, 5-6).
b.
Que a cristologia é uma ciência com um fim em si mesma. Constituindo o cerne central de toda reflexão sobre Jesus Ressuscitado e sua comunidade( RESP> correta)
c.
Que a Cristologia teórica pressupõe um compromisso de discipulado (ético).
d.
Que o conhecimento dos dogmas, mesmo importante, não encerra em si a mensagem de Cristo que ela aponta para um horizonte mais amplo, próprio da atuação da comunidade no mundo em favor dos empobrecidos.
e.
Que ela é uma síntese dialética que implica que à medida que conhecemos Jesus, seu mistério, sua história e estamos envolvidos na comunidade somos desafiados a viver.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPERGUNTA 4
ResponderExcluir1. O estudo sistemático sobre o Cristo (Cristologia), assim como toda ciência, tem um objeto formal e material claramente definidos, assim:
I O objeto material da Cristologia é o Cristo e a maneira de compreender o significado do Cristo revelado em Jesus é o objeto formal.
II O objeto material da Cristologia é a divindade de Jesus e a maneira de compreender o significado do dessa divindade é o objeto formal.
III O objeto material da Cristologia é tão somente a humanidade de Jesus e a maneira de compreender o significado dessa humanidade é o objeto formal.
IV O objeto material da teologia é Jesus, sua relação com os anjos, com os principados constitui-se o objeto material.
V O objeto material da Cristologia é Jesus e o objeto formal é sua revelação na sociedade contemporânea.
Das alternativas abaixo, quais estão ERRADAS:
e. II; III; IV e V (RESP> correta)