Observações:
1- As respostas a seguir são aqueles apontadas como corretas segundo a tutoria da disciplina em estudo, relativa ao curso de Teologia EaD da Cruzeiro do Sul, na oportunidade em que foram apresentadas. As listas abaixo correspondem, respectivamente, a cada uma das atividades de sistematização (AS) propostas. 2- Caso identifique, de forma convicta, alguma resposta diferente do gabarito apresentado, por favor, deixe um comentário ao final das listas.

Lista 01          

01- Ainda com base no que foi apresentado na visão panorâmica da questão Cristológica, nos dois últimos Concílios ditos celebrados em Constantinopla (553 e 681), o que NÃO PODE SER AFIRMADO que foi dito em ambas as ocasiões:

I Que a questão da dupla natureza de Cristo ainda não era uma reflexão pacífica.
II Que em ambos os concílios a aporia era como entender a dupla natureza de Cristo em uma única pessoa, sem que a dimensão divina suplantasse a humana ou vice- versa. 
III Que um dos concílios exprimiu que a dupla natureza de Cristo coexiste sem confusão e ou distinção que nele há um duplo princípio os quais não se opõem, ou excluem.
IV Que a divindade de Cristo suplanta a natureza humana, colocando-a num outro plano distinto superior.

a. I e IV apenas 
b. I apenas
c. IV apenas
d. II e III apenas
e. III apenas
Resposta: C

02- A frase do teólogo italiano Bruno Forte nas primeiras páginas de sua obra sobre cristologia intitulada Jesus de Nazaré, história de Deus, Deus da história: “Que sentido tem falar de Jesus Cristo hoje?”(FORTE, 1985, p. 9) reflete:

a. Que a Cristologia está permanentemente fadada a repetir aquilo que já foi dito sobre o Cristo, não importando o horizonte histórico vivido
b. Que a Cristologia é um dado fechado e nada pode lhe ser acrescentado.
c. Que a Cristologia só terá sentido se for atualizada e tudo que sobre ela já foi afirmado no passado precisa ser revisto, rediscutido.
d. Que a Cristologia é uma ciência abstrata que nada tem a ver com a história contemporânea.
e. Que a Cristologia pressupõe categorias contextuais, que ela seja aberta à história e ao futuro.
Resposta: E

03- Recordando a panorâmica perspectiva histórica apresentada nesta unidade sobre a reflexão Cristológica, analise as seguintes questões assertiva quanto à veracidade. Assinalando V - verdadeiro ou F - para Falso:
I - No concílio de Niceia (325), eclodiu uma primeira sintomática aporia em torno de Jesus. A questão da divindade de Cristo.
II - O Concílio de Niceia proclamou a doutrina da consubstancialidade de Deus.
III - Niceia negou a humanidade de Cristo.
IV - Em Niceia, era pacífica a questão de que Jesus era Deus, contudo, sua humanidade era posta em prova.
As assertivas I, II, III, IV são respectivamente:

a. V, V , F, F
b. F, V, F, F
c. V, F, F, V
d. F, F, V, V
e. V, V, V, F
Resposta: A

04- Uma Cristologia que se propõe contextual e relevante à humanidade contemporânea não pode prescindir em seu arcabouço acadêmico de refletir sobre desde um ponto de vista plural. Analise as seguintes questões assertiva quanto à veracidade. Assinalando V - verdadeiro ou F - para Falso:
I Porque a pluralidade religiosa é uma realidade palpável na atualidade.
II Porque se deve admitir que, embora haja salvação, na tradição cristã das outras denominações encontram-se caminhos de redenção.
III Porque se deve provar que fora a Igreja não há salvação.
IV Porque a Cristologia, com espaço aberto para reflexão futura, deve ter em consideração o contexto plural de diversas tradições religiosas.
As assertivas I, II, III, IV são respectivamente:

a. F, F, V, V
b. V, F, V, F
c. F V, F, V
d. V, V , F, F
e. V, V, F, V
Resposta: E

04- Assinale a alternativa correta. A Cristologia, enquanto ciência Teológica, relaciona-se com outras áreas do saber e do conhecimento, as mais específicas destacam-se. Assinale, dentre as variáveis, as mais ligadas à Cristologia:

a. Química, Filosofia e Soteriologia
b. Física, Soteriologia e Antropologia
c. Teologia, Soteriologia e Antropologia
d. Filosofia, Antropologia e Missiologia
e. Teologia, Geografia, e Comunicação Social
Resposta: C


Em breve as demais listas...